terça-feira, 25 de novembro de 2008

Liberdade é uma farsa

E você provavelmente já sabia disso. "A sua liberdade acaba quando começa a do outro" - frase de professora de Alfabetização, ensinando aos seus alunos certos valores básicos, como o de que você não pode atrapalhar o seu coleguinha quando está fazendo a tarefa, e nem pode pegar aquele brinquedo do seu colega sem autorização. Segundo essa frase que, espero eu, todos conhecem, a liberdade do ser humano é limitada.


Mas liberdade é liberdade quando é limitada? Não é o que eu acho. Andei refletindo sobre isso, desde que coloquei no subnick do MSN o seguinte trecho da música Sorria, de Gabriel, o Pensador: "Sorria! Você está sendo controlado". Na ocasião, me questionaram se exerciam algum controle sobre mim. De imediato, respondi que não. Mas após pensar um pouco, percebi que a exceção - na minha vida - não é o controle, mas a falta dele. E, como todo adolescente que se preze, tenho a ânsia de me libertar desse controle. Controle de horários, amigos, atividades, por pessoas que acham que isso é o melhor pra mim. Mas, se nem eu me entendo, quem me entenderá?


E, pior: quem saberá o melhor pra mim? Ninguém, nem mesmo eu, sei o suficiente sobre mim pra isso. Mas, como me considero um expert em Victor Hugo, me acho no direito de pensar por conta própria sobre o meu futuro. Mas me falta "liberdade" pra isso, ainda e falta a tesoura resistente. E, enquanto ela me falta, eu uso de uns dos meus direitos na minha liberdade limitada: o de ficar calado.
- Victor Hugo


" Racismo, preconceito e discriminação em geral,
é uma burrice coletiva sem explicação.
Afinal, que justificativa voce me dá
pra esse povo que precisa de união? "
- Gabriel, o Pensador

Nenhum comentário: